Aba 1

Postado em 27 de Agosto de 2014 às 15h12

Rio de Janeiro anuncia domínio de Internet .rio

O Rio de Janeiro será a primeira metrópole da América do Sul a ter um domínio de Internet com o seu nome. Os interessados em utilizar ‘.rio’ em suas páginas web – substituindo ‘.com.br’ ou ‘.org’, por exemplo – poderão se cadastrar no site Meu Domínio.Rio, lançado nessa segunda-feira (25).


As inscrições já estão abertas e terminam 29 de dezembro e serve para pessoas que moram na cidade ou empresas com sede ou filial no município. A Cidade Maravilhosa agora figura ao lado de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim, únicas no mundo que já têm seus próprios registros.

O custo do domínio ainda não foi definido, mas o valor será semelhante ao cobrado nas outras cidades que já possuem a ferramenta - em Nova York a taxa anual é de US$ 30. Os primeiros cem nomes para domínio já foram liberados para uso nesse ano e serão concedidos para a Prefeitura do Rio.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, existirá um comitê gestor para organizar e fiscalizar a criação dos domínios. Não serão permitidos nomes que caracterizem o serviço público – municipal, estadual e federal –, à exceção dos próprios titulares dos serviços ou dos concessionários, autorizados pelo poder público.

Também não poderão ser usados nomes de bairros, região, local, evento ou tradição do Rio de Janeiro, como praia, Copacabana e carnaval.

Nomes genéricos que designam bens ou serviços de uma determinada natureza serão vetados, só podendo ser utilizados pelo município do Rio de Janeiro e seus órgãos e entidades.

O Rio é uma cidade que ganha cada vez mais importância no cenário mundial. E, ao mesmo tempo, representa o Brasil e tem características únicas. "Agora, com o domínio .rio, abre-se uma oportunidade aos que possuem identificação com o espírito carioca para carregarem o nome da cidade em suas páginas", afirma Pedro Perácio, chefe-executivo da Coordenadoria de Novas Mídias Digitais da Prefeitura do Rio.

A Prefeitura está tomando todas as providências para atender as normas da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), instituição que coordena a rede mundial de computadores, e conceder o registro dos novos domínios em janeiro de 2015, ano em que a cidade comemora os 450 anos de sua fundação.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/08/rio-de-janeiro-anuncia-dominio-de-internet-rio-saiba-como-registrar.html

Veja também

Dishonored: imagens em 4K mostram gráficos incríveis do game de 201214/07/14 Dishonored já causou uma excelente impressão pelos gráficos muito bem feitos quando foi lançado há dois anos. Mas agora, em pleno 2014, ele voltou a revolucionar. Isso porque imagens em resolução 4K do jogo de espionagem em primeira pessoa foram divulgadas, e os resultados são muito impressionantes....
Google ensina crianças e jovens a arte dos Doodles no Museu do Futebol12/07/14 Organizado pelo Google, o projeto para aproximar crianças e jovens dos esportes misturou uma visita guiada ao Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembú, em São Paulo, com uma oficina de criação artística de......
Whatsapp: até onde vale o relacionamento com o cliente?16/07/14 Que o Whatsapp é um fenômeno da comunicação, todo mundo já sabe. Mas, até onde essa ferramenta pode auxiliar e estreitar o relacionamento com o consumidor? Atualmente, além do tradicional contato pessoal,......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400