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Postado em 16 de Agosto de 2014 às 11h00

Redesign do e-commerce: Quando é a hora?

Ao iniciar o seu comércio online, seu layout estava de acordo com o mercado em questão com as tendências da época, não é mesmo? Mas, como todos sabem, o design está em constante evolução, e é preciso ficar atento com os sinais para descobrir em qual momento é necessário redesenhar o seu e-commerce. Separamos algumas dicas de como detectar a hora de fazer uma mudança.

Evolução da marca

Como qualquer empresa ou negócio, sempre há a necessidade de recriar ou apenas fazer alguma modificação que torne a marca mais moderna e adaptada, de acordo com a imagem a ser passada através dela.

É importante que, ao mudar a marca, toda a identidade visual do negócio também se adapte a essa mudança. E com o e-commerce não pode ser diferente. Se o traço da marca, a sua cor, seu partido gráfico ou qualquer outro detalhe mudar, por mínima que seja a mudança, os elementos que fazem parte do design do site também devem ser atualizados, de forma que conversem com os demais materiais.

Mudança de posicionamento negócio

As empresas se adaptam conforme o mercado e o posicionamento estratégico, sempre que haja a necessidade. Alguma mudança na visão da empresa, um novo sistema de qualidade dos serviços, uma nova fatia de mercado a ser conquistada, um novo nicho de público, novas metas organizacionais, dentre outras diversas novas políticas implementadas.

Para que essas mudanças sejam efetivas também no e-commerce, é preciso fazer uma pesquisa inicial do que será necessário adaptar na linguagem visual do layout. Por exemplo, se houver uma mudança de nicho para focar no público feminino, pensar em elementos que atraiam esse determinado público, de forma que também não perca a identidade do negócio. Para saber se a mudança realmente está sendo positiva, é possível avaliar a reação do público através da ferramenta de teste A/B, garantindo os melhores resultados para o negócio.

Design e tecnologia ultrapassados

Se você olhar para o seu e-commerce e perceber que ele tem uma aparência ultrapassada, provavelmente é hora de um redesign. Um layout criado em 2010 deixará de ser atual em 2013. Padrões e tendências de web design mudam muito rápido, por isso se o design do seu comércio eletrônico não estiver atualizado e evoluindo no ritmo dos demais, acaba sendo considerado ultrapassado.

A mesma regra vale para a tecnologia utilizada, por exemplo, insistir em apresentar banners em formato flash pode ser um grande erro, do ponto de vista que diversos devices já não dão suporte a este formato.

Quando isso acontece, os visitantes gastam menos tempo em seu site e sua aquisição de clientes tende a diminuir.

Novas informações e conteúdo não só fazem com que os visitantes vejam o e-commerce como ágil, mas também ajudam a otimizar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Os clientes estão com dificuldade de encontrar o que desejam

Se os seus clientes estão tendo dificuldades para encontrar o que estão buscando em seu e-commerce, é hora de um redesign. Se você estiver recebendo questionamentos de como navegar e onde encontrar determinado produto que você possui na loja, mas que não foi encontrado pelo cliente, ou se você já fez testes com usuários e seus clientes parecem perdidos, você precisa repensar a sua navegação. Será preciso implementar essas melhorias em seu redesign, de forma com que a navegação torne-se mais intuitiva possível e que os usuários encontrem facilmente o que estão procurando na sua loja virtual.

Outra dica está no cadastro com qualidade das meta tags e dados do produto, dessa forma, o mecanismo de busca da loja virtual possui mais informações para gerar um resultado de busca mais eficiente.

Está muito atrás dos concorrentes nos mecanismos de busca

Assim como as referências que se espalham através do boca-a-boca, resultado das experiências boas e ruins dos clientes, as referências dos mecanismos de busca proporcionam o melhor caminho para a conquista de clientes, que resultam do aumento de tráfego. Se a concorrência está superando você, provavelmente significa que eles têm implementado Search Engine Optimization (SEO) e executado melhores práticas que o seu e-commerce. Você precisa organizar melhor o seu conteúdo que o das demais lojas do ramo, e possuir uma estrutura que indexe as informações presentes na sua loja virtual, conquistando um melhor posicionamento nos resultados de busca.

Rejeição

Se você percebe, através do seu perfil do Google Analytics, que os visitantes da sua loja rejeitam o seu site, ou seja, visualizam uma página e logo saem, há a possibilidade do problema estar no layout. Porém é necessário que sejam feitas pesquisas e testes para descobrir qual é o real problema e o que pode ser feito para que seja solucionado, para assim planejar um redesign do e-commerce de maneira concreta e bem sucedida.

Com todos esses motivos que mostram que o e-commerce deve ser redesenhado constantemente, tenha sempre em mente o mais importante: a opinião do seu cliente. De nada adianta fazer um layout super moderno e refinado, que não condiz com o perfil do seu público-alvo. Devido a isso, é extremamente importante que todas as mudanças sejam testadas e aprovadas pelo seu cliente, para que se tornem mudanças positivas, e não apenas uma modificação no visual.

 

Fonte: http://ecommercenews.com.br/artigos/cases/redesign-do-e-commerce-quando-e-a-hora

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