Aba 1

Postado em 21 de Março de 2014 às 17h32

Qual é o jogo com o melhor roteiro da história?

Depois que comecei a desenvolver jogos jornalísticos para a Superinteressante e a Mundo Estranho, lá em 2007, eu passei a pesquisar game design e roteiros para games. Sempre gostei de jogos que fugiam do esquema “matar-pilhar-destruir” e procuravam transformar a narrativa dos games em uma forma de arte, como o cinema e a literatura. Para mim, a última surpresa em storytelling de games veio do sensacional “Heavy Rain”, criado pelo francês David Cage. Achei a narrativa melhor que a da maioria dos filmes que assisti na vida.

Então, comecei a me perguntar qual seria o melhor roteiro da game da história. Claro que eu tenho os meus favoritos (que vão de “Red Dead Redemption” à “Full Throttle”, passando pelo já citado “Heavy Rain”), mas o que os especialistas e sites de games dizem?
Bom, a grande unanimidade parece ser o game de horror “Silent Hill 2”, da Konami, lançado em 2001.

“Silent Hill 2” é o campeão de listas como a da Game Radar e do site What Culture e foi considerado um dos games mais influentes pela Wired, além de estar em diversas listas de melhores jogos da história. “Silent Hill 2” também agradou ao público, vendendo milhões de cópias.
A história do jogo começa com o personagem principal, James Sunderland, chegando a Silent Hill após receber uma carta de sua esposa, Mary. Detalhe: Mary morreu de um doença incurável há três anos. A partir daí começa uma jornada sombria com múltiplos finais, onde o jogador vai pouco a pouco perdendo qualquer empatia por James, numa série de revelações que transformam herói em vilão.
Além de “Silent Hill 2”, outros games famosos por seus roteiros são “BioShock”, “The Walking Dead” e o clássico “Monkey Island” (do qual o filme “Piratas do Caribe” tirou muita “inspiração).
E para você, qual a melhor história já contada por um jogo?

Veja também

Zygmunt Bauman morre aos 91 anos11/01/17 O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, conhecido por seu conceito de “modernidade líquida” e um dos grandes pensadores do nosso século, morreu nesta segunda-feira, dia 9, aos 91 anos, em Leeds na Inglaterra, onde morava. Professor universitário e autor de diversos livros, entre eles “Amor Líquido”, “O Mal-Estar da Pós-Modernidade”,......
Diretor da Elo Ideias participa de eventos Acic e Deatec24/04/15Almoço Empresarial O Gustavo Damschi, diretor da Elo Ideias, participou do evento de almoço empresarial da ACIC, onde o presidente da Chapecoense Sandro Pallaoro resgatou a história de ascensão do Clube e demonstrou a preocupação com uma......
Site desenvolvido para ADV Sementes13/06/14Elo Ideias - Além da Internet TEM NOVIDADE NO AR! Conheça nosso novo projeto para a ADV Sementes: http://advsementes.com.br/ Este site foi desenvolvido pela Elo Ideias usando a tecnologia Sitexpresso.  Elo Ideias! Site para empresas em Chapecó....

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400