Aba 1

Postado em 19 de Fevereiro de 2015 às 10h47

Photoshop faz 25 anos!

Curiosidades (10)

Relembre a história do editor de fotos

O Adobe Photoshop, famoso editor de imagens, está completando 25 anos nesta quinta-feira (19). O editor de imagem revolucionou a forma de tratar imagens tanto por profissionais quanto por usuários comuns. Afinal, quem nunca apelou para o Photoshop para fazer correções? Então, para comemorar esta data com todo o destaque que ela merece, vamos relembrar a sua história de duas décadas.

O Photoshop foi criado em 19 de fevereiro de 1990, em uma era pré-digital. Em meio às gravações em videocassetes e disquetes, o idealizador do Photoshop e engenheiro de softwares, Thomas Knoll, resolveu investir em uma ideia. Três anos depois, a Adobe lançou um programa baseado em edições por meio de pixels, popularmente conhecido como Photoshop, que comemora hoje, seus 25 anos.


Vídeo comemorativo Dream On
Para celebrar a data, a Adobe divulgou um vídeo que reúne diversas funções oferecidas pelo editor, embalado pela música Dream On, do Aerosmith. Em um pouco mais de um minuto, o vídeo consegue resumir os principais pilares do Photoshop: criatividade e inovação. As imagens mostram intervenções em texto com as palavras "Dream On" e o vídeo é encerrado com o cartoon do vocalista Steven Tyler. 

Uma curiosidade é que durante o vídeo são exibidas imagens de filmes que realmente utilizaram o Photoshop em sua elaboração, como "Avatar", "O Hobbit", "Como treinar o seu dragão 2" e "Shrek". Dessa forma, a Adobe demonstra que os sonhos "digitais" dos seus usuários também podem ser realizados por meio das ferramentas criativas do Photoshop, inclusive profissionalmente. 

Evolução do Photoshop

A equipe de desenvolvimento do Photoshop foi composta pelo diretor criativo da Adobe, Russel Brown, o diretor de marketing, Steven Guttman, e um time criativo composto por Min Wang, Nicholas Callaway e outros profisisonais. Curiosamente, o Photoshop não foi o primeiro software criado pela Adobe, esse título pertence ao Illustrator, programa de edição com vetores. Mesmo assim, foi editor de fotos que construiu uma ligação mais próxima com o público geral e está presente na vida de muitos usuários.

No início, o Photoshop tinha ferramentas básicas, que foram evoluindo conforme o avanço da tecnologia digital se expandiu. Nesses 25 anos o editor passou por 18 versões até chegar no CC 2014, integrando o pacote de softwares de edição da Adobe Collection. Hoje em dia o editor chega a suportar fotos 3D. 

Em entrevista para o site The Next Web, a Gerente de Produtor Sênior do Photoshop, Zorana Gee, declarou que a criatividade do usuário está em primeiro lugar na evolução do software.

“As ferramentas do Photoshop têm evoluído muito nos últimos 25 anos e nós adicionamos muito para conseguir evoluir com os nossos clientes, em uma relação simbiótica, na qual oferecemos novas ferramentas, novas formas de fazer as coisas de forma mais fácil e, ao mesmo tempo, os usuários foram capazes de construir com essas ferramentas e se tornarem ainda mais criativos. O Photoshop é uma grande parte de uma evolução da criatividade”, contou Gee.


PS 25 para 25
Já no clima de comemoração, a Adobe convidou artistas e designers gráficos a mostrarem seus projetos no editor. Para isso é necessário fazer um post no Behance, serviço de portfólio online, acessar com sua ID da Adobe e adicionar um projeto pessoal com a tag “Ps25Under25”. A ideia da empresa é procurar artistas visionários com 25 anos ou menos.


Sobre o Photoshop
O Adobe Photoshop é um software pago, que está disponível para desktop e para celular, em versão mais simples. No computador, o software pode ser testado por 30 dias, sem nenhuma taxa. Também é possível contratar o plano no Creative Cloud (CC) apenas para o Photoshop, com preço a partir de R$ 44 mensais, em um plano anual. Algumas promoções especiais para a obtenção do plano completo também podem ser encontradas no site da Adobe.

Confira abaixo o vídeo comemorativo da Adobe e celebre o aniversário desse grande editor de fotos.

Veja também

Entenda a diferença entre logo, logotipo, marca e logomarca22/03/17 Logo e logotipo Em grego, “logos” significa conceito, significado. Já “typos” significa símbolo ou figura. Assim, logotipo significa símbolo visível de um conceito. Exemplo: se um cliente nos entrega um conceito a ser trabalhado, esse é o logo. Ambas as palavras têm o mesmo significado. Logotipo é uma forma alternativa da palavra logo.......
Zygmunt Bauman morre aos 91 anos11/01/17 O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, conhecido por seu conceito de “modernidade líquida” e um dos grandes pensadores do nosso século, morreu nesta segunda-feira, dia 9, aos 91 anos, em Leeds na Inglaterra, onde......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400