Aba 1

Postado em 18 de Junho de 2014 às 08h00

Os 8 celulares mais esquisitos já lançados pela Nokia

Deixando saudade desde já nos mais nostálgicos, a Nokia é conhecida por ser uma empresa que dominou o mercado dos celulares na década de 1990 e no começo dos anos 2000. Agora, ela pertence à Microsoft e é a responsável por um dos mercados em crescimento mais acelerado na área, com a série Lumia.

Mas nem sempre esse sucesso é refletido em todos os produtos: alguns simplesmente não convencem e, em muitos casos, a culpa é do design. Se hoje os modelos de elite são acusados de serem parecidos demais, a companhia finlandesa já lançou gadgets que parecem saídos da imaginação fértil de seus designers de produto. A lista abaixo, feita pelo Phone Arena, é só uma prova disso.

Nokia 3600

Você se lembra quando os discadores dos telefones fixos eram circulares? Alguém da Nokia achou que reproduzir isso nos celulares seria uma boa ideia.

Lançados a partir de 2002, esses modelos inauguraram a linha Symbian 60 e foram os primeiros nos Estados Unidos com uma câmera digital — mas parecem mais um controle-remoto que um celular.

Nokia 7600

O segundo dispositivo da Nokia com rede 3G é de 2003. Ele foi desenvolvido para o "público fashion" e tinha várias capas intercambiáveis.

As teclas contornavam a tela e dificultavam o uso do aparelho com uma das mãos. Além disso, as especificações eram fracas para a época, já que o foco estava no visual.

N-Gage

Quando o GameBoy estava no ápice, em 2003, a Nokia resolveu lançar um portátil que também fosse um celular com Symbian.

O resultado foi um aparelho que não cumpriu bem nenhum dos objetivos — e o grande problema em tentar ser um telefone era o formato fora do convencional para fazer ligações, já que o alto-falante e o microfone ficavam cada um em uma extremidade.

Nokia 7700

Criado em 2003 com o sistema operacional Symbian S90, esse modelo esquisito foi o primeiro dispositivo touchscreen da Nokia e era usado com uma caneta Stylus. Ele nunca foi comercializado.

No ano seguinte, ele foi descontinuado por não ter sido um sucesso — e porque a fabricante possivelmente resolveu retomar os aparelhos "normais".

Nokia 7280

Chamado de "celular-batom", esse modelo foi um sucesso entre designers em 2004 — mas não há como negar que o aparelho é bizarro e mais parece um pendrive.

O esquema nas cores branca, preta e vermelha, a ausência de um teclado, a possibilidade de carregá-lo até em bolsas pequenas e uma tela que pode ser usada como espelho quando desligada evidenciam que o público feminino era o alvo do produto. Para fazer ligações e digitar mensagens SMS, era necessário usar o botão deslizável, que logo foi abandonado.

Nokia 7705 Twist

O modelo mais recente da lista é esse gadget lançado em parceria com a Verizon. Ele tem a forma de um quadrado que possui um teclado QWERTY deslizável na vertical e uma tela considerada grande e com boa resposta ao toque.

Completando a bizarrice, um anel de luz no canto inferior esquerdo libera o teclado e ainda acende quando há chamadas. O aparelho mantém uma pequena base de fãs, mas foi um fracasso comercial.

Nokia 6800

Lançado em 2002, o Nokia 6800 tem um conceito esquisito: o aparelho tem uma "armadura" que vira um segundo teclado, tornando o aparelho especialista em enviar mensagens de texto.

O celular até recebeu algumas atualizações, culminando no Nokia E70, considerado de elite para a época, em 2005.

Bônus: Nokia "Tekpix"

Não, esse não é o nome verdadeiro do aparelho, que é o modelo N93 da Nokia. Mas as comparações com "a câmera mais vendida do Brasil" são inevitáveis: essa linha de três celulares tentava ser um híbrido entre telefone e filmadora digital, com um flip lateral para destacar a tela e posicionar melhor o sensor.

Como as câmeras digitais móveis não eram um primor em 2005, o modelo tinha um "poderoso" sensor de 3,2 MP e gravação de vídeo em 30 fps. O problema é que todo esse equipamento deixava o aparelho grande demais, além de caro.

 

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/nokia/56063-7-celulares-esquisitos-lancados-nokia.htm?utm_source=outbrain&utm_medium=recomendados&utm_campaign=outbrain=obinsite

Veja também

Terceiro Seminário para Clientes Elo Ideias!13/06/17 Na última quinta-feira, dia 8, foi realizado no auditório da ACIC, o 3º Seminário Elo Ideias para Clientes. No evento, nossos clientes puderam trocar experiências, realizar contatos e aprender mais sobre marketing e gestão de empresas, além de conhecer as inovações do Sitexpresso. O diretor comercial, Gustavo Damschi, e o diretor de desenvolvimento da......
Site desenvolvido para Festa do Pirão de Barra Velha14/04/15 TEM NOVIDADE NO AR! Conheça o novo site para Festa Nacional do Pirão de Barra Velha: http://festanacionaldopirao.com.br/ O Desenvolvimento e Criação do site foi utilizando a nossa tecnologia......
Caneta promete identificar cores e escrever em qualquer tonalidade10/06/14 Algumas coisas nessa vida seriam mais fáceis se fosse possível identificar exatamente qualquer cor que você encontra no seu cotidiano, como, por exemplo, comprar tinta para corrigir uma falha na pintura da porta. Este é um dos......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400