Aba 1

Postado em 18 de Julho de 2014 às 10h13

O que é e como trabalhar com camadas no Adobe Photoshop

As camadas são parte importante no processo criativo no Adobe Photoshop pois organizam de forma lógica os elemento e efeitos que utilizamos nas composições e são acessadas pelo painel “camadas”.

A função foi introduzida no tradicional Photoshop 3.0, lançado em 1994, e permite "empilhar" elementos dentro de uma composição e ter um controle individual para cada camada aplicada na mesma imagem.


Veja nesta lista os recursos mais importantes:

- Como criar uma nova Camada
Para criar uma nova camada basta acessar o menu Camada, clicar em Nova e logo após em Camada.

Também é possível criar uma nova camada clicando sobre o ícone de "Criar nova camada" no rodapé do painel de camadas do sistema ou pressionando a combinação de teclas Ctrl+Shift+N.


- Camada a partir do Fundo
Quando abrimos um arquivo no Photoshop a camada única aparece com o ícone de um cadeado, ou seja, está bloqueada para edições. Para desbloquear a camada basta ir em Camada, clicar em Nova e depois em Camada a partir do fundo.

Feito isso a camada ficará disponível para edições.


- Agrupar camadas
Para organizar as camadas dentro do painel de camadas existe a opção de agrupá-las dentro de uma pasta, basta ir em "Camada", clicar em "Nova" e depois em "Agrupar.

Seguindo o mesmo caminho o usuário também encontra a opção "Grupo" a partir de camadas que inclui automaticamente. A camada que estiver selecionada estará dentro da pasta que criamos. Outra maneira de criar um grupo é pressionando a combinação de teclas Ctrl+G.


- Camada via cópia
Para criar uma cópia de uma camada basta ir em Camada, clicar em Novo e depois em Camada via cópia.

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+J.

 

- Camada por recorte
Caso tenha um elemento selecionado em uma camada e queira recortar e colar esse elemento em uma nova camada basta selecioná-lo e ir em "Camada", clicar em "Nova" e depois em "Camada por recorte".

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+Shift+J.

 

- Duplicar Camada
Muitas pessoas confundem a opção "Duplicar Camada" com a opção "Camada via cópia". Porém, aqui, encontramos uma opção muito interessante que é a de copiar uma camada para outro documento que esteja aberto no Photoshop ou duplicá-la normalmente.

Quando se trabalha com Objetos Inteligentes a opção "Duplicar Camada" cria uma cópia independente do objeto original, ou seja, as alterações feitas não afetaram o objeto original.


- Mesclar para baixo
Para unir duas camadas em uma única camada basta ir em "Camadas" e depois clicar em "Mesclar para baixo".

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+E.

 

- Mesclar camadas visíveis
Para unir apenas as camadas que estão visíveis basta ir em "Camadas" e depois clicar em "Mesclar camadas visíveis".

Esta opção mesclará apenas as camadas que estejam visíveis e preservará as camadas que esteja sem visibilidade.

 

- Achatar imagem
Para achatar a imagem basta ir em "Camadas" e clicar em "Achatar Imagem". Esta opção mesclará todas as camadas visíveis e perguntará se deseja incluir as camadas invisíveis também.

 

- Renomear camadas
Por padrão as camadas recebem nomes genéricos, mas é possível renomear e assim manter uma organização melhor, para isso basta ir em "Camadas" e clicar em "Renomear Camadas".

Outra opção é clicar duas vezes sobre o nome da camada para editá-lo.

 

- Visibilidade
No Photoshop é possível deixar uma camada visível ou invisível, todas as camadas que são criadas aparecem no modo visível. Para deixar uma camada invisível basta ir em "Camadas" e clicar em "Ocultar Camadas".

Ou clicar sobre o ícone do olho que existem na frente da camada. Caso selecione uma camada invisível ao acessar o menu "Camada" verá que existe a opção "Mostrar Camada", essa opção como o próprio nome diz habilitará a visibilidade da camada.


Agora que já sabe o básico sobre camadas, já pode se aventurar em alguns tutoriais para praticar tudo que aprendeu.

 

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/o-que-e-e-como-trabalhar-com-camadas-no-adobe-photoshop.html

Veja também

Elo Ideias foi apresentada no projeto Verticais da Deatec25/05/15 A Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) iniciou, na sexta-feira dia 15/05 as apresentações das empresas associadas da entidade no projeto Verticais, apresentando-se cinco empresas. Os objetivos da ação são o fortalecimento regional do setor de tecnologia; melhora do relacionamento e aumento da competitividade das empresas associadas,......
Google entra no clima de Dias das Bruxas com easter eggs de Halloween31/10/13 O Google entrou no clima do Halloween e escondeu alguns easter eggs de Dia das Bruxas em sua página de pesquisas Google.com. Basta digitar palavras relacionadas ao tema para descobrir, por exemplo, como se livrar de um fantasma, zumbi, esqueleto e......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400