Aba 1

Postado em 18 de Julho de 2014 às 10h13

O que é e como trabalhar com camadas no Adobe Photoshop

As camadas são parte importante no processo criativo no Adobe Photoshop pois organizam de forma lógica os elemento e efeitos que utilizamos nas composições e são acessadas pelo painel “camadas”.

A função foi introduzida no tradicional Photoshop 3.0, lançado em 1994, e permite "empilhar" elementos dentro de uma composição e ter um controle individual para cada camada aplicada na mesma imagem.


Veja nesta lista os recursos mais importantes:

- Como criar uma nova Camada
Para criar uma nova camada basta acessar o menu Camada, clicar em Nova e logo após em Camada.

Também é possível criar uma nova camada clicando sobre o ícone de "Criar nova camada" no rodapé do painel de camadas do sistema ou pressionando a combinação de teclas Ctrl+Shift+N.


- Camada a partir do Fundo
Quando abrimos um arquivo no Photoshop a camada única aparece com o ícone de um cadeado, ou seja, está bloqueada para edições. Para desbloquear a camada basta ir em Camada, clicar em Nova e depois em Camada a partir do fundo.

Feito isso a camada ficará disponível para edições.


- Agrupar camadas
Para organizar as camadas dentro do painel de camadas existe a opção de agrupá-las dentro de uma pasta, basta ir em "Camada", clicar em "Nova" e depois em "Agrupar.

Seguindo o mesmo caminho o usuário também encontra a opção "Grupo" a partir de camadas que inclui automaticamente. A camada que estiver selecionada estará dentro da pasta que criamos. Outra maneira de criar um grupo é pressionando a combinação de teclas Ctrl+G.


- Camada via cópia
Para criar uma cópia de uma camada basta ir em Camada, clicar em Novo e depois em Camada via cópia.

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+J.

 

- Camada por recorte
Caso tenha um elemento selecionado em uma camada e queira recortar e colar esse elemento em uma nova camada basta selecioná-lo e ir em "Camada", clicar em "Nova" e depois em "Camada por recorte".

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+Shift+J.

 

- Duplicar Camada
Muitas pessoas confundem a opção "Duplicar Camada" com a opção "Camada via cópia". Porém, aqui, encontramos uma opção muito interessante que é a de copiar uma camada para outro documento que esteja aberto no Photoshop ou duplicá-la normalmente.

Quando se trabalha com Objetos Inteligentes a opção "Duplicar Camada" cria uma cópia independente do objeto original, ou seja, as alterações feitas não afetaram o objeto original.


- Mesclar para baixo
Para unir duas camadas em uma única camada basta ir em "Camadas" e depois clicar em "Mesclar para baixo".

Ou pressionar o atalho de teclado Ctrl+E.

 

- Mesclar camadas visíveis
Para unir apenas as camadas que estão visíveis basta ir em "Camadas" e depois clicar em "Mesclar camadas visíveis".

Esta opção mesclará apenas as camadas que estejam visíveis e preservará as camadas que esteja sem visibilidade.

 

- Achatar imagem
Para achatar a imagem basta ir em "Camadas" e clicar em "Achatar Imagem". Esta opção mesclará todas as camadas visíveis e perguntará se deseja incluir as camadas invisíveis também.

 

- Renomear camadas
Por padrão as camadas recebem nomes genéricos, mas é possível renomear e assim manter uma organização melhor, para isso basta ir em "Camadas" e clicar em "Renomear Camadas".

Outra opção é clicar duas vezes sobre o nome da camada para editá-lo.

 

- Visibilidade
No Photoshop é possível deixar uma camada visível ou invisível, todas as camadas que são criadas aparecem no modo visível. Para deixar uma camada invisível basta ir em "Camadas" e clicar em "Ocultar Camadas".

Ou clicar sobre o ícone do olho que existem na frente da camada. Caso selecione uma camada invisível ao acessar o menu "Camada" verá que existe a opção "Mostrar Camada", essa opção como o próprio nome diz habilitará a visibilidade da camada.


Agora que já sabe o básico sobre camadas, já pode se aventurar em alguns tutoriais para praticar tudo que aprendeu.

 

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/07/o-que-e-e-como-trabalhar-com-camadas-no-adobe-photoshop.html

Veja também

Por que meu "sobrinho" demora para fazer o site da minha empresa? 10/04/15 Para responder essa pergunta precisamos entender um pouco de como evoluiu nos últimos anos a forma de desenvolvimento de site. Alguns anos atrás fazer site era caro, não era editável, a tecnologia era limitada e demandava muito tempo para fazer um site, sempre que tinha que alterar tinha que recorrer ao desenvolvedor e assim custava mais dinheiro. ...
Cinco Lições de design por Steve Jobs05/07/14Lição número um: Os verdadeiros artistas simplificam Steve Jobs possuía um grande fascínio pelo design simples e a estética minimalista e era exatamente isso que ele buscava alcançar em cada novo produto que a Apple desenvolvia. Essa paixão pelo minimalismo e o design......
Criação de site para CTG Vaqueanos27/10/15 TEM NOVIDADE NO AR! Conheça o novo site para o CTG Vaqueanos d'Oeste: http://ctgvaqueanos.com.br/ O site foi desenvolvido e criado com a nossa tecnologia Sitexpresso. Conheça mais sobre o CTG Vaqueanos: "O CTG Vaqueanos......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400