Aba 1

Postado em 23 de Junho de 2015 às 09h51

Não chore, venda o lenço! Só tem crise econômica para quem não está preparado.

Ao conversar com clientes, potenciais clientes e parceiros, percebemos que, diante deste cenário econômico que se apresenta no Brasil, existem dois perfis de empresários: os que aproveitam esses momentos para crescer de forma criativa e aqueles que são pessimistas.

Os primeiros são defensores da ideia de que a crise vai aumentar se as empresas forem aderir a ela, então, os “vendedores de lenço” aproveitam a oportunidade de aprender, preparar a empresa, ser criativo, dinâmico, flexível, e são empreendedores que conseguem pensar e agir de forma estratégica, inteligente e sem precipitações diante do cenário de indicadores negativos criando diferenciais e oportunidades diante da crise.

Já aqueles empresários pessimistas, reclamam que está difícil e acabam tomando decisões erradas ou precipitadas, prejudicando os resultados da empresa e o mercado, aumentando a crise ainda mais. Estes são “os que choram”.

O livro “Oportunidades Disfarçadas” exemplifica e explica muito bem a comparação entre as empresas que sabem aproveitar a crise e outras que entram em decadência por não estarem preparadas: "Um dos grandes problemas do mercado é justamente esse ‘efeito manada’: quando as coisas vão bem, todos apostam. Ao menor sinal de dificuldades, os empresários recuam ao mesmo tempo. O resultado é devastador. O temor de uma recessão econômica se transforma na recessão em si. Crise é como impotência: se o sujeito achar que vai ter, com certeza terá. Mas, historicamente, quem pensa diferente colhe bons resultados. Acelerar enquanto os outros freiam é certeza de ganhar terreno".

Em momentos de crise, é quando precisamos evoluir, ser criativos e corajosos. A crise obriga um pensamento diferente e a tomada de decisões que não tomaríamos de outra forma. Como disse Albert Einstein: “em momentos de dificuldades, a imaginação é mais importante do que o conhecimento”.

Além de criatividade e estratégia, um dos principais fatores das empresas que se destacam quando são atingidas por crises é a “fé dos administradores”. Por mais dificuldades ou ajustes que sejam obrigados a fazer, esses administradores não deixam de acreditar. Isso faz toda a diferença entre empresas que triunfam e as que ficam no meio do caminho.

Portanto, seja otimista e prepare-se para sair da crise!

Gustavo Damschi
Elo Ideias - Além da Internet.
Sua empresa gerando resultados positivos na internet!

comente e deixe sua opinião!

Nome
E-mail
Telefone
Mensagem
Resolva :

Veja também

Ello: seis perguntas e respostas sobre a ""rede social anti-Facebook""01/10/14 Mais nova rede social só para convidados (sistema que lembra o início do Orkut), o Ello tem despertado a curiosidade de muitas pessoas. Sua premissa de ser livre de anúncios é um dos pontos fortes, atraindo a atenção principalmente de quem não aguenta mais tanta propaganda no Facebook. Se você quer entender melhor sobre o que se trata a plataforma, confira as......
3 inovações para sua saúde04/10/13 Wikipedia de doenças O CrowdMed é uma plataforma que ajuda médicos a diagnosticarem doenças raras e acelerarem o tratamento. Dá para publicar o caso de um paciente ou ajudar a resolver um. O projeto já economizou......
Desenvolvimento de site para Tectru24/07/15 TEM NOVIDADE NO AR! Conheça o novo site para a empresa Tectru: http://tectru.com/ O site foi desenvolvido e criado com a nossa tecnologia Sitexpresso. Conheça mais sobre a empresa Tectru: "A TECTRU é uma empresa......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400