Aba 1

Postado em 13 de Junho de 2014 às 11h30

Mito ou verdade: lavar a placa-mãe estraga o hardware?

Lavar a placa-mãe estraga o hardware ou compromete seu desempenho? Essa é uma questão para muitos donos de PCs que gostam de deixar sua máquina impecável. Descubra com as dicas abaixo se é possível passar água e sabão na peça sem danificá-la e quais são as melhores formas de deixá-lá limpa.

Não, não dá para usar água na placa-mãe
A placa que suporta a maioria dos componentes do computador é composta de silício e vários metais, como ouro, alumínio e ferro. Por estes serem condutores de eletricidade, as chances da água carregada de sais causar um curto-circuito na placa-mãe são grandes.


Então como eu devo lavar?
Utilize panos que não deixem fiapos nos circuitos, que costumam “agarrar” os tecidos. Para regiões de acesso mais complicado, utilize pincéis para retirar a sujeira. Como as placas ficam fechadas dentro das carcaças de computadores, acabam acumulando poeira com o tempo. Caso você more numa região litorânea, é comum que a salinidade do ar provoque uma oxidação dos componentes metálicos.

Como eu começo a limpar minha placa-mãe?
Em primeiro lugar, desligue a placa de qualquer bateria ou conexão de energia. Isso evita acidentes fatais que impedem seu funcionamento após o processo. Com tudo desligado, desmonte a placa-mãe de chips de memória RAM e do dissipador de ar, este último costuma acumular muita poeira e sujeira.
Desconecte os cabos de energia e dados da placa-mãe, mas preste atenção para conectá-los nos lugares certos após a operação. Uma ligação de componentes errada após a limpeza, quando conectado na energia, às vezes é tão fatal quanto molhar os componentes e acioná-los, podendo inutilizar a placa do computador.


Com tudo isso pronto, use o pincel para tirar a sujeira e o pano para reforçar a limpeza. Se estiver tudo realmente desligado, você pode deixar o seu pano levemente úmido para tirar manchas mais concentradas.


Tenha organização ao desmontar e remontar seu computador. Utilize um local espaçoso para a limpeza. Terminado o serviço, conecte os componentes com cuidado. Encaixe a placa-mãe corretamente no gabinete. Parafuse tudo para que o PC fique parecendo novo para o uso.

Há apenas uma ocasião em que você pode usar muita água
Existe somente uma situação na qual a água não estraga o hardware do computador. Caso a placa acumule realmente muita sujeira, você pode utilizar água filtrada, e de preferência sem muitos sais, para a limpeza. Faça o mesmo procedimento: Desconecte os componentes da energia elétrica, retire os chips de memória, os cabos e o dissipador.

Com a placa em mãos, coloque-a num balde com água para deixá-la úmida. Retire-a do recipiente e termine a limpeza com um pano que não deixe fiapos ou resíduos. Complete o procedimento com um pincel.

Não conecte a placa-mãe ainda. Deixe-a secando, de preferência, por três dias em um local com sombra e temperatura ambiente. O calor pode comprometer seus metais e até mesmo o silício. Portanto, o Sol é inimigo da sua placa.

Ao pegá-la mais seca, passe novamente o pano, evitando que ela tenha qualquer parte úmida. Se tiver certeza, pode conectar os componentes e ligá-la na energia. A placa deve funcionar normalmente e limpa por completo.

O uso excessivo de água só deve ser cogitado quando a sujeira estiver comprometendo a performance da placa-mãe. E todo o cuidado é pouco neste procedimento.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/06/mito-ou-verdade-lavar-placa-mae-estraga-o-hardware.html

Veja também

Google Maps agora mostra clima e temperatura do local buscado21/11/14 O Google Maps adicionou informações sobre o clima a a temperatura de locais buscados na interface web. Agora, a janela com detalhes de cidades e países pesquisados mostra um ícone que indica se o dia está nublado ou ensolarado, além de dizer quantos graus Celsius está no momento. O objetivo é, principalmente, facilitar o planejamento de viagens....
Disney Research desenvolve folha de papel capaz de gerar energia 11/10/13 A Disney Research, um setor de pesquisa e desenvolvimento da famosa marca de entretenimento, desenvolveu uma tecnologia capaz de gerar energia com materiais baratos e comuns no nosso dia-a-dia. A tecnologia é na verdade bastante simples, fazendo......
Criação de site para Federação Catarinense de Xadrez14/09/15Elo Ideias! Desenvolvimento Web TEM NOVIDADE NO AR! Conheça o novo site para a Federação Catarinense de Xadrez: http://fcx.org.br/ O site foi desenvolvido com a consultoria do ex Presidente da FCX Gilson Chrestani e criado com a nossa tecnologia Sitexpresso com......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400