Aba 1

Postado em 20 de Junho de 2013 às 11h32

Li-Fi: a tecnologia que pode substituir o Wi-Fi

PROJETO PRETENDE USAR A ILUMINAÇÃO DE CASAS E ESCRITÓRIOS PARA TRANSMITIR DADOS .

Você já pensou que a luz pode substituir o Wi-Fi? Se a resposta for “não”, saiba que essa ideia não é nova e que muitos pesquisadores estão apostando os seus esforços nela — empenho que pode resultar em uma tecnologia revolucionária.

A maior dificuldade até o momento é o fato que os dados são transmitidos através de “piscadas”, de modo que uma lâmpada acesa represente o padrão “1” e uma apagada o “0”. No entanto, a iluminação convencional de casas e escritórios é muito lenta para ser utilizada dessa maneira.

Por conta disso, os pesquisadores são obrigados a usar LEDs de um milímetro, que são muito caros e ocupam um espaço relativamente grande. Dessa maneira, a transmissão de dados por luz acaba sendo muito difícil de ser usada.

Um avanço que promete
Os microLEDs. (Fonte da imagem: Reprodução/Inovação Tecnológica)

Apesar desse grande obstáculo, a equipe de estudiosos liderada pelo professor Martin Dawson conseguiu avanços muito significativos. Eles estão usando LEDs que são mil vezes menores do que os de um milímetro, o que muda muita coisa.

Você pode achar que isso só deixa o trabalho mais difícil, mas essas lâmpadas podem piscar em uma frequência mil vezes maior do que os outros LEDs e ocupar um espaço mil vezes menor — ou seja, a eficiência é bem maior.

Para que você tenha uma ideia melhor, um “chip” de luz feito com esses microLEDs pode ser um milhão de vezes mais potente do que um chip feito com lâmpadas de LED de um milímetro — tudo isso é devido ao tamanho e a velocidade do novo produto.

E assim surgiu o Li-Fi
A conquista da equipe do professor Dawson começou a possibilitar a existência de uma tecnologia chamada Li-Fi — a primeira sílaba é proveniente da palavra “Light” —, que pode substituir o Wi-Fi em um futuro próximo.

Além disso, a utilização do microLED impede que os olhos humanos se incomodem com as piscadelas, já que eles não podem captar a velocidade com que elas acontecessem. Agora, só nos resta esperar para saber quando essa novidade vai começar a chegar ao mercado.





Fonte: Inovação Tecnológica e TecMundo http://www.tecmundo.com.br/tecnologia/36191-li-fi-a-tecnologia-que-pode-substituir-o-wi-fi.htm

Veja também

Dishonored: imagens em 4K mostram gráficos incríveis do game de 201214/07/14 Dishonored já causou uma excelente impressão pelos gráficos muito bem feitos quando foi lançado há dois anos. Mas agora, em pleno 2014, ele voltou a revolucionar. Isso porque imagens em resolução 4K do jogo de espionagem em primeira pessoa foram divulgadas, e os resultados são muito impressionantes....
Quer fazer um site? A Herbras fez, confira!21/12/16 Sabemos a importância de ter visibilidade na internet para as empresas. Ter um site atualizado e moderno é o primeiro passo! Por isso, estamos satisfeitos com o resultado e agradecemos a Herbras pela confiança no nosso......
Facebook Messenger ganha função de chamadas gratuitas04/04/14 Uma função que já estava disponível para poucos usuários acaba de se tornar mais um padrão do Facebook Messenger. Após meses e meses de testes e liberações segmentadas, a função de......

Voltar para Blog da Elo

(49) 3316-0400