Aba 1

Postado em 08 de Julho de 2015 às 13h43

Dicas de como prospectar clientes e vender mais!

Toda empresa precisa buscar e prospectar clientes constantemente, mas esse é um grande desafio para os vendedores e gestores. De que forma buscar novos clientes? Qual técnica utilizar? Que ferramentas podem ajudar? Qual o melhor horário para prospectar? O que deve ser feito? Pensando nisso, estamos compartilhando algumas dicas baseadas em pesquisas e que ajudam a conquistar novos clientes e melhorar as vendas da empresa.

Ligar e prospectar, mas em qual horário é recomendado?

O estudo do MIT com milhares de chamadas de prospecção de empresa para empresa, chegou a uma conclusão surpreendente: que o melhor horário para contato com potencias clientes é das 16h as 18h, e os horários das 8h as 10h, que também são bons para fazer a prospecção. E outra informação importante é que os melhores dias para fazer isso são nas quartas e quintas-feiras. Na terça-feira é o dia menos recomendado. Mas isso são pesquisas dentro de uma realidade que talvez não seja do ramo da sua empresa, então a grande questão é fazer uma lista de potenciais clientes, tirar o telefone e iniciar as ligações. É interessante registrar os horários que estão dando um melhor resultado e reservá-los para realizar esta prática. (Estudo do MIT)

Controle das informações e dos contatos

Para fazer uma boa prospecção é necessário definir uma forma de cadastrar as informações potenciais contatos e o resultado do contato, pode ser em uma planilha ou em um sistema comercial de CRM. Isso faz com que você tenha parâmetros do que está dando certo, quando será o próximo contato, qual técnica está dando certo, como está a produtividade nas prospecções, funil de vendas, entre diversos outros benefícios.

Atender bem seus clientes geram novos clientes

Este item é um dos principais e não é novidade, para prospectar novos clientes é preciso ter clientes satisfeitos e fidelizados, eles vão fazer a indicação de novos, vão dar o aval de que suas soluções são ótimas, ele é quem vai fazer sua empresa crescer e melhorar seus produtos. Por isso, atenda bem seus clientes e você terá novos clientes.

Parcerias de negócios com empresas

Buscar parcerias com empresas que possam complementar seu produto e gerar indicações é uma ótima prática de prospecção. Por isso, liste e prospecte também bons parceiros de negócios, pois eles e os seus clientes quem vão dar a credibilidade e confiança para que novos clientes comprem.

Site atrativo, interativo e profissional para prospecção e vendas

O site para empresa é uma das principais ferramentas que auxiliam na prospecção e vendas, pois quem não está na internet está invisível para 90% dos consumidores que procuram por produtos e serviços a todo momento. Além disso, o site tem que disponibilizar todos os produtos e serviços de forma organizada e atrativa, mostrar o tamanho e diferenciais da sua empresa, bem como formulários para atrair solicitação de orçamentos, mostrar a localização da empresa e dados para contato, gerando vendas e presença com qualidade na internet.

Atendimento Online no site para atendimento imediato

Além do site, é necessário ter um sistema de atendimento online no site. Com ele é possível conversar com os clientes enquanto navegam no seu site e em tempo real, além disso, é possível tirar as dúvidas do potencial cliente, marcar horários e/ou fazer a venda, mantendo o histórico da conversa e os dados para contato, criando um diferencial na empresa e captando clientes que querem resposta imediata.

Blog no site para compartilhar conhecimento e atrair potenciais clientes

Todo site deve ter um canal de novidades, notícias e artigos, ou seja, um Blog. Através dele é possível criar uma forma informativa com os potenciais clientes e os já clientes. Usando a criatividade com conteúdos ricos e de qualidade, sua empresa vai atrair novos clientes, mostrar seu expertise e passar credibilidade e confiança para o potencial cliente.

Redes sociais integradas ao site

As redes sociais são interessantes para captar novos clientes, pois é possível filtrar e pesquisar o público alvo, saber de seus interesses, se tem algum amigo comum que possa indicar o potencial cliente e criar uma afinidade. Ótimo canal para divulgar seus trabalhos, informações do blog, informações do site da empresa e fidelizar seguidores que poderão indicar e/ou se tornar clientes.

Ferramenta de E-mail marketing para prospecção

Com esta ferramenta integrada ao Site, redes sociais e blog, é muito utilizada para atingir um volume grande de potenciais clientes sem sair da empresa, ou seja, com ela é possível disparar e-mails informativos, promocionais e com links para milhares de pessoas ao mesmo tempo. Além disso, é possível saber quem leu e quando leu, assim fica fácil de saber quem está interessado no seu produto, promoção ou informação. Também utilizada no pós-venda para fidelizar clientes.

Compartilhe suas ideias e dicas com a Elo Ideias. Ficamos a disposição e agradecemos sua atenção.

Gustavo Damschi
Elo Ideias - Além da Internet

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