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Postado em 12 de Agosto de 2015 às 10h23

Como vender mais e melhor

Conheça como desenvolver seu conhecimento sobre vendas: conceito, competências dos vendedores e características do líder de vendas.

Conceito de vendas


“Ação ou efeito de vender: Contrato por meio do qual uma pessoa – vendedor – transfere ou se obriga a transferir à outra – comprador – a propriedade de coisa determinada, cujo o preço é por ele pago segundo as condições estipuladas”.

 

  • Veja que esse é um conceito frio, que não expressa a verdadeira função de um vendedor. Saiba o que o consultor Luis Paulo Luppa desenvolveu o conceito abaixo, que representa melhor o trabalho de um vendedor:

 

“Arte milenar praticada por pessoas altamente qualificadas, que busca preencher a lacuna entra a necessidade e a expectativa de uma solução, explicitando de forma contagiante e equilibrada todos os benefícios deste processo a alguém muito especial”.

 

  • Não esqueça que de todas as funções de uma empresa em nenhuma outra o talento é tão primordial. É a atitude inata de quem gosta e entende de gente que faz alguns vendedores se destacarem tanto. Os que a possuem conseguem vender casaco de lã no deserto;
  • Saiba que a atividade de vendas é crucial para a atividade da microempresa, e identificar as competências de um bom vendedor é um desafio para o empreendedor.


Principais competências de um vendedor

  • Estabelecer credibilidade;
  • Direcionar os problemas e preocupações do cliente;
  • Usar o tempo eficazmente;
  • Estabelecer objetivos desafiadores;
  • Persistir;
  • Ter autoconfiança;
  • Construir relacionamentos.


Lembre-se que essas são características que ajudam o bom vendedor a construir relacionamentos duradouros com seus clientes.


Características de líderes de vendas

  • Entusiasmo;
  • Exemplo;
  • Reconhecimento;
  • Experiência;
  • Atenção individual;
  • Saber ouvir e motivar;
  • Compromisso com resultados;
  • Confiabilidade.


Se você tem vendedores na sua empresa, sua principal atribuição para fazer com que eles tenham a performance que você deseja é treiná-los e motivá-los.


As 5 principais atribuições de um líder de vendas

  • Analisar o mercado;
  • Conhecer as características dos clientes;
  • Traçar previsões de vendas;
  • Avaliar desempenho de vendas (volume e rentabilidade);
  • Contratar, treinar e motivar vendedores.


Um líder é principalmente um treinador que deve conhecer as características de cada vendedor e extrair o máximo de sua capacidade.

Fonte: Sebrae – Marketing na medida.

 

Agora que você descobriu como é importante saber sobre vendas, conheça uma ferramenta de CRM para sua empresa e sua equipe de vendas fazerem a gestão das suas negociações e relacionamento com o cliente. Entre em contato conosco. 

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