Conheça como desenvolver seu conhecimento sobre vendas: conceito, competências dos vendedores e características do líder de vendas.
Conceito de vendas
“Ação ou efeito de vender: Contrato por meio do qual uma pessoa – vendedor – transfere ou se obriga a transferir à outra – comprador – a propriedade de coisa determinada, cujo o preço é por ele pago segundo as condições estipuladas”.
Veja que esse é um conceito frio, que não expressa a verdadeira função de um vendedor. Saiba o que o consultor Luis Paulo Luppa desenvolveu o conceito abaixo, que representa melhor o trabalho de um vendedor:
“Arte milenar praticada por pessoas altamente qualificadas, que busca preencher a lacuna entra a necessidade e a expectativa de uma solução, explicitando de forma contagiante e equilibrada todos os benefícios deste processo a alguém muito especial”.
Não esqueça que de todas as funções de uma empresa em nenhuma outra o talento é tão primordial. É a atitude inata de quem gosta e entende de gente que faz alguns vendedores se destacarem tanto. Os que a possuem conseguem vender casaco de lã no deserto;
Saiba que a atividade de vendas é crucial para a atividade da microempresa, e identificar as competências de um bom vendedor é um desafio para o empreendedor.
Principais competências de um vendedor
Estabelecer credibilidade;
Direcionar os problemas e preocupações do cliente;
Usar o tempo eficazmente;
Estabelecer objetivos desafiadores;
Persistir;
Ter autoconfiança;
Construir relacionamentos.
Lembre-se que essas são características que ajudam o bom vendedor a construir relacionamentos duradouros com seus clientes.
Características de líderes de vendas
Entusiasmo;
Exemplo;
Reconhecimento;
Experiência;
Atenção individual;
Saber ouvir e motivar;
Compromisso com resultados;
Confiabilidade.
Se você tem vendedores na sua empresa, sua principal atribuição para fazer com que eles tenham a performance que você deseja é treiná-los e motivá-los.
As 5 principais atribuições de um líder de vendas
Analisar o mercado;
Conhecer as características dos clientes;
Traçar previsões de vendas;
Avaliar desempenho de vendas (volume e rentabilidade);
Contratar, treinar e motivar vendedores.
Um líder é principalmente um treinador que deve conhecer as características de cada vendedor e extrair o máximo de sua capacidade.
Fonte: Sebrae – Marketing na medida.
Agora que você descobriu como é importante saber sobre vendas, conheça uma ferramenta de CRM para sua empresa e sua equipe de vendas fazerem a gestão das suas negociações e relacionamento com o cliente. Entre em contato conosco.
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